quarta-feira, 11 de novembro de 2015

The Hunger Games - Jogos Vorazes







Se você tem aquela doença chamada EuNãoGostoDeJogosVorazesit, se mata (midira, se mata não, mas tenha um gosto mais aplausível kkk bjs para Maya). Enfim a trilogia jogos vorazes que conta a vida de Katniss Everdeen (narrado por ela) é uma das franquias de livro e (posso dizer isso feliz e contente) filmes que mais amo. Vou falar um pouco dos livros e dos filmes para vocês. Quem não gosta ou nunca leu, leia para ter motivos de gostar e adentrar nesta história limda com "m" de maravilhosa.





LIVROS:


Jogos Vorazes - O primeiro livro da trilogia tem como, alguma pessoas dizem (e meio que concordo), função de apresentar o mundo criado por Suzanne Collins e seus personagens. Katniss Everdeen uma menina de dezesseis anos se voluntária no lugar de sua irmã para os Jogos Vorazes. Os Jogos Vorazes é um evento que se originou depois dos Dias Escuros (Quando os 13 distritos de Panem se rebelaram contra a Capital), a Capital bombardeou o Distrito 13 e os outros 12 foram obrigados a cada ano oferecer dois tributos, crianças de 12-18 anos, para participar dos jogos, onde elas tem que matar uma a outra, até que sobre um vencedor. Várias coisas acontecem, e a vida de Katniss quanto mais famosa e querida fica mais perigosa pra ela é. Sem contar que o garoto que salvou sua vida no passado também está lá. Apenas um pode sobreviver. Os Jogos Vorazes são intensos, mas não tão intensos como Katniss Everdeen. (Panem = país onde Katniss vive; Capital = Cidade capital de Panem onde se encontra as pessoas com dinheiro e status: Distritos = unidades federativas de Panem, onde cada um tem uma função para fornecer à Capital).


Minha opinião com spoiler (então se não leu pula para o próximo, mas meu real conselho é ir comprar o livro agora.) - Jogos Vorazes, o primeiro livro da trilogia me encantou do começou ao fim. Era algo totalmente novo para mim, minha primeira distopia e é fantástica. Eu li o livro em apenas dois dias e senti toda essa emoção há três anos atrás. Porém com o fim das adaptações nos cinemas decidi reler a trilogia toda. Eu disse (um pouco mais em cima) que meio descordava de ele ser apenas uma apresentação porque, a) eu tenho um amor por primeiros livros (porque tudo começa aqui, você só lê os próximos por causa dele) b) pequenos movimentos e símbolos tem uma grande evolução nos livros seguintes e c) você se envolve com a história, são emoções extremas, como quando a Rue morre ou a apresentação deles tanto no treinamento, entrevista e apresentação. Se fosse eu trocar o nome do livro por uma palavra seria: Extremo



Em Chamas - Após vencer os Jogos Vorazes, Katniss Everdeen se torna uma ameaça à Capital e o Presidente Coriolanus Snow não deixa as coisas fáceis para nossa querida Katniss. Ela não tem mais a mesma vida, em sua Tour da Vitória percebe que os distritos estão "exaltados", o 12 não é mais o mesmo, sua família e amigos em ameaça e qualquer coisa que faça ou fale pode ser extremamente perigoso, tanto para ela, tanto para quem ela ama. Isso sem contar O Massacre Quaternário, que é o aniversário dos jogos vorazes que acontecesse de 25 a 25 anos e com o Massacre vem surpresas não muito legais para Katniss, a garota em chamas.

Minha opinião com spoiler (já sabe né? Se ainda não leu vai lá e veja como esse livro é fantástico super recomendo, mas se não liga para spoiler, keep going) - Em Chamas é o meu livro favorito dos três e OMG como amo esse livro. Nessa sequência a autora consegue fazer o melhor dela, consegue transformar o primeiro livro em um história épica, a cada página um movimento que você fica chocado, fica tenso, com medo, com raiva, com vontade de VouMatarEuMesmoOPresidenteSnow. Quando ela descobre que vai voltar para arena é quando ela toma um objetivo e se agarra nele e dali para frente cada passo é algo extraordinário, não só dela como dos outros vitoriosos. Tudo é um show, a apresentação, o treinamentos, o teste de habilidade, a entrevista, tudo se transformando em uma Guerra Fria entre a Capital e os Vitoriosos. As percas são mais dolorosas. Em Chamas é o nome perfeito para o livro, porque nele todo, tudo está em chamas. Porém se fosse escolher um outro nome com apenas uma palavra seria: Arrepiante.



A Esperança - conclusão de Jogos Vorazes. Neste terceiro e último livro é desenvolvido o desfecho da saga que é bem perturbador. Após o Massacre Quaternário, Katniss é levado para o Distrito 13 que sobrevivem no subterrâneo. Peeta é levado para a Capital. Katniss ainda não sabe se quer ser o Tordo, a voz e imagem da rebelião. Destruída pelos jogos e Peeta sendo torturado pela a capital, é extremamente difícil tomar qualquer decisão, entretanto há uma coisa que ela não evita, ela quer matar o presidente Snow. A guerra é dolorosa e a coisas nunca mais serão as mesma.

Minha opinião com spoiler (se gosta de spoiler...) -  Esperança vai te destruir, vai te colocar em cacos. O começo do livro é extremamente lerdo e a ação só começa no meio, porém o começo é fundamental para a história em si. Cada parte, cada morte vai acabando com você. Esse último é espetacular porém muito doloroso. Entretanto eu não me emocionei com as mortes de Boggs, Finnick, Messalla, Prim, me senti mal mas a parte que quase me fez chorar (Nenhum livro me fez chorar, se você souber de um emocionante diga nos comentários), foi no qual a Katniss grita com o Buttercup dizendo que  Prim não vai voltar mais. O livro é muito emocionante e tem um ótimo desfecho. Parabéns Suzanne Collins.


Filmes:

Em 2009 a Color Force adquiriu os direitos dos livros, porém só começou a ser desenvolvido umas semanas depois quando a Lionsgate entrou em um contrato de co-produção e o filme é distribuída pela a mesma. Aqui no Brasil é distribuída pela a Paris Films.



Jogos Vorazes - o primeiro filme foi dirigido por Jon Kilik e Nina Jacobson, com roteiro de Ross, Collins e Billy Ray. O filme teve um orçamento baixo porém uma qualidade de adaptação excepcional. O filme conseguiu conter as melhores partes do livro e seguir o enredo da história com poucas alterações. O elenco é incrível contendo Jennifer Lawrence como Katniss Everdeen, Josh Hutcherso, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Elizabeth Banks e Willow Shields como Peeta, Gale, Haymitch, Effie e Prim consecutivamente. O filme foi lançado em 23 de março de 2012.


Jogos Vorazes : Em Chamas - O segundo filme teve um orçamento maior e foi um dos filmes que mais ganhou criticas positivas da franquia. Excepcional e arrepiante, Em Chamas conseguiu ser mais fiel ao livro que o filme anterior. Neste filme quem dirigiu foi Francis Lawrence e não Jon Kilik por ter tido uma agenda apertada. Francis fez um trabalho sensacional e é ultimamente um dos diretores mais aclamados. O elenco deste filme conta com Philip Seymore Hoffman (último trabalho dele :/), Sam Claflin, Jena Malone, Jeffrey Wright como Plutarch Heavensbee, Finnick Odair, Johanna Mason e Beetee, consecutivamente. O filme estreou aqui no Brasil uma semana antes do mundo todo, no dia 15 de novembro de 2013.



Jogos Vorazes : A Esperança , Parte 1 - Sim queridos amigos, a conclusão de Jogos Vorazes foi dividido em dois filmes como Harry Potter e Crepúsculo. Muitos acham que não era preciso ter essa divisão que foi algo meio "MariaVaiComAsOutras", porém eu realmente descordo porque Lawrence  foi realmente inteligente neste quesito. Como disse para vocês na parte do livro, o começo é muito lerdo, é uma parte mais simbólica, uma parte mais vamos convencer a Katniss a ser o Tordo. Ele separou as duas partes do livro para focar nelas melhor. O simbolismo e a ação. E esse primeiro filme ficou realmente bom, chamando todos para a guerra (mesmo que já esteja acontecendo em alguns distritos) e ficou excepcional. No elenco temos Julianne More como a Presidente Alma Coin. O filme também foi dirigido por Francis Lawrence e produção de Nina Jacobson. Estreou no Brasil dia 19 de novembro de 2014, um dia antes da estreia mundial.


Jogos Vorazes : A Esperança, O Final - O último filme da saga estreia daqui a uma semana (Se estiver vendo depois, hoje é dia 11/11/15 ok?). Estou mega ansioso para o desfecho, que pelos trailers continua muito fiel aos livros e que não deve decepcionar os fans. Um dos filmes mais esperados do ano e estréia dia 18 de novembro (disponível em todos os horários do dia). Se você ainda não comprou o ingresso, CORRE! Veja os trailers: 















Amo vocês, talvez não.
FaedBreno (snap)


segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Maze Runner - Livro vs Filme

 

   Maze Runner, se você não leu e nem viu o filme vou te dar umas razões sinistras para guardar os seus deveres para depois e gastar o seu tempo com o nosso querido Thomas. Os livros são escritos por James Dashner e os filmes produzidos pela 20th Century Fox (o que é sempre uma preocupação).





   
  
São 4 livros, sendo que o quarto os eventos acontecem antes dos três primeiros.


  Maze Runner : Correr Ou Morrer - No primeiro livro você é apresentado a um garoto que está em um local escuro e ainda não se lembra do próprio nome. O ambiente onde ele estava o leva até a clareira (tipo uma fazenda) onde se encontram muitos outros meninos que também não se lembram de seu passado. Tudo parece muito enigmático, principalmente o grande labirinto que envolve a clareira, onde não seja um lugar muito agradável. Thomas é uma das chaves principais de sair dali e  isso fica bem claro quando apenas uma e única garota chega com um aviso, ela é a última.
 Por que ler? Simplesmente porque ele é eletrizante. Você não sabe o que vai acontecer na outra cena. Tudo pode acontecer. É muito misterioso e você fica tão perdido no que se pode acontecer que tem que ler logo e querer mais. Sem contar que os capítulos são curtos tendo assim uma leitura leve e rápida.

  Maze Runner : Prova de Fogo - No segundo livro, Thomas acredita estar em paz, acabou o terror na vida dele e estão todos no happyend quando na verdade, ele ainda está nas mãos da CRUEL e a próxima fase de teste é enfrentar o deserto onde se encontra muitos obstáculos. Neste livro você se sente tenso em relação a tudo e como tudo poder ser uma grande farsa e como não pode. Enfim, você não confia em nada como no primeiro e a dúvida continua. Mas certos acontecimentos pode selar grandes ações no futuro.
  Devo continuar? Sim, tudo muda. você entende melhor como o mundo ficou e o mistério, ação, tensão continua nesta continuação. 

  Maze Runner : A Cura Mortal - Enfim o desfecho, Thomas não confia mais na cruel em nenhum ponto. Consegue fugir das garras da meticulosa organização e vai para uma cidade e presenciar como realmente é a vida humana com o fulgor. A CRUEL não deixa as coisas tão fáceis e começa a perseguir Thomas. Tudo parece um filme de terror e as perguntas aos poucos são respondidas. Será que a CRUEL é realmente bom?
 Eles estragam a história no último livro? Não, pode ler a vontade que tudo que você gostou nos dois últimos livros estão presentes no desfecho. E tem um bom final.

  Maze Runner : Ordem de Extermínio - Esse confesso para vocês que não li ainda mesmo teno em casa mas sei que se passa antes da CRUEL ser inventada, então não temos Thomas, nem Tereza e nenhum de seus amigos... Mas aí vai a sinopse: 

"Antes de o CRUEL existir, antes que houvesse o labirinto e muito antes que Thomas ingressasse na Clareira, as chamas solares assolaram a Terra e destruíram o mundo que a humanidade considerava salvo...Mark e trina estavam lá quando tudo aconteceu, e sobreviveram. Mas sobreviver as chamas foi fácil se comparado ao que viria depois. Agora, um vírus que toma conta da mente com violência e dor se espalha por tudo lugar e existe algo muito suspeito sobre sua origem. Pior ainda: ele está em mutação e as evidências sugerem que a humanidade se ajoelhará diante do caos, prevendo uma morte inevitável e assustadora. Mark e Trina estão convencidos de que existe uma maneira de salvar os poucos que restaram. E estão certos de que podem encontrá-los. Porque neste novo e devastado mundo, cada vida tem um preço. A sua também. E para alguns, você vale muito mais morto do que vivo."



Os Filmes
Como disse na introdução James Dashner vendeu os direitos da adaptação de toda a saga Maze Runner para os cinemas. E QUEM COMPROU, ISSO MESMO 20TH CENTURY FOX. A linda da Fox que eventualmente (Quase todas, Percy que o diga) caga nas adaptações . Mas nós clareanos demos o nosso voto de confiança.




 Maze Runner : Correr Ou Morrer - estreando no dia dezenove de setembro de 2014, teve um grande sucesso mundial. Mesmo não sendo cem por cento fiel ao livro e nem um Selo Jogos Vorazes de Adaptação, os produtores conseguirem colocar a base do primeiro livro no filme e cenas que queríamos ver. No elenco encontrava-se Dylan O'Brian como Thomas, Kaya Scodelario como Tereza, Hong Lee e Thomas Sangster como Minho e Newt. 






Maze Runner : Prova de Fogo - aí que as coisas ficaram bad. O filme estreou dia 17 de setembro deste ano (2015) e com ele uma divisão sinistra. O filme é realmente bom, mas para quem leu o livro ficou difícil segurar essa barra. No enredo escrito por T.S, Nowlin e dirigido por Wes Ball, aconteceu que apenas algumas cenas (raras) eram semelhantes ao livro e sentido todo que tem no livro é totalmente diferente no que tem no filme. O filme não tinha mais a base do livro e tudo desandou, mais cedo ou mais tarde a Century Fox ia mostrar como se estragar uma adaptação. Entretanto o filme realmente ficou bom mas é muito chato para quem leu, mudar o sentido das coisas.






Maze Runner : A Cura Mortal - O último filme da franquia não será dividido em duas partes como aconteceu com Jogos Vorazes e Harry Potter e também não será no próximo ano. Por motivos desconhecido a 20th Century Fox confirmou o lançamento para 2017. O final de Thomas e seus amigos cinematográficos (que será algo bem diferente dos books) será em 17 de fevereiro de 2017.



Me add no Snap: FaedBreno
Amo vocês, talvez não.