quinta-feira, 28 de abril de 2016

Fortaleza Digital



  Se você não sabe, o primeiro livro que eu resenhei aqui foi O Código da Vinci (Click no nome para ir ao post) e disse como eu amo o Dan Brown. Neste mês de abril, uma das minhas leituras foi Fortaleza Digital, o primeiro livro publicado do Dan. Vou falar um pouco dele para você.



Sinopse: "Antes de estourar no mundo inteiro com O código Da Vinci, Dan Brown já demonstrava um talento singular como contador de histórias no seu primeiro livro, Fortaleza digital, lançado em 1998 nos Estados Unidos.
Muitos dos ingredientes que, anos depois, fariam com que o autor fosse reconhecido como um novo mestre dos livros de ação e suspense já estavam presentes no seu romance de estréia: a narrativa rápida, a trama repleta de reviravoltas que prendem o leitor da primeira à última página e o fascínio exercido por códigos secretos, criptografia e enigmas misteriosos.
Em Fortaleza digital, Brown mergulha no intrigante universo dos serviços de informação e ambienta sua história na ultra-secreta e multibilionária NSA, a Agência de Segurança Nacional americana, mais poderosa do que a CIA ou qualquer outra organização de inteligência do mundo.
Quando o supercomputador da NSA, até então considerado uma arma invencível para decodificar mensagens terroristas transmitidas pela Internet, se depara com um novo código que não pode ser quebrado, a agência recorre à sua mais brilhante criptógrafa, a bela matemática Susan Fletcher.
Presa numa teia de segredos e mentiras, sem saber em quem confiar, Susan precisa encontrar a chave do engenhoso código para evitar o maior desastre da história da inteligência americana e para salvar a sua vida e a do homem que ama."


  


M O T I V O S   P R A   L E R


 1. Tecnologia - Se você gosta de tecnologia, computadores, internet, você irá amar. Dan abrange um conhecimento pela a área que deixa você de queixo caído. Uma pesquisa bem profunda e expressa com sabedoria de uma forma que quem for leigo consiga ler sem ficar perdido. Então se você não sabe um nada sobre o mundo digital pode ficar tranquilo que mesmo assim você irá ter uma ótima leitura.


 2. Personagens - É sério, ele faz personagens tão completos e complexos que você acaba se apegando, ficando perplexo, odiando e amando. E o melhor é que o autor só cria personagens para ter um papel na história, nenhum para enrolar, até uns que menos importam é necessário para compreender a história. É como se tudo fosse um quebra cabeça de 320 folhas, cada pedaço do quebra cabeça um coisa diferente e quando você junta tudo se surpreende.

 3. Suspense - O fato da história ser um quebra cabeça faz com que o suspense seja algo surpreendente a cada capítulo (do meio para o fim) e  te faça engolir o livro. Principalmente do meio-ao-fim porque o Dan mistura o suspense com a ação e fica de acelerar o coração.

 4. Ação - Como disse antes, o Dan mistura a ação com o suspense, então você fica apreensível. Qualquer merda que dá e chega dar muitas, fode muito com você. Chega uma hora que você fica, cade a solução para esse bolo de situações? E o personagem está fugindo em algo inimaginável mas possível com tiro cantando para tudo que é lado. Sempre nos livros dele tem a cena do fim do mundo para os personagens principais, que você sempre acha que ele não vai escapar e já era, Dan Brown sabe fazer isso muito bem.

 5. Cenário - Dan Brown sempre arrasa nos cenários e nas suas descrições. Neste livro, se não me engano, o personagem David Becker (um professor) é mandado para a Espanha e você fica admirado com o cenário sem nem mesmo ver, é algo muito bom, você admirar algo que você está imaginando e  que realmente é verdade.


P O N T O   N E G A T I V O

Só tem um, começo do enredo. Os livros do Dan tem Prólogo e Epilogo que complementam a história, até aí tudo bem, legal, show. Mas o começo mesmo é muito arrastado. Tem pontos bons, interessantes na verdade, porém muito poucos. O começo é muito arrastado. Entretanto quando chega no meio que começa a pegar fogo, você vai embora até a última página. Então não desista no começo, põe fé que é realmente bom.


INFORMAÇÕES

Fortaleza Digital é do catalogo da Editora Arqueiro, contém 320 páginas e você o encontra no preço de R$ 20,00 ou menos. Assim como outros títulos do autor. Ano de publicação: 1998 (BR: Lançamento de 2005).





Amo vocês, talvez não.
Snap: FaedBreno

Nenhum comentário:

Postar um comentário